Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Caprinos e Ovinos.
Data corrente:  10/11/2010
Data da última atualização:  30/09/2022
Tipo da produção científica:  Artigo de Divulgação na Mídia
Autoria:  BENEVIDES, S. D.
Afiliação:  SELENE DAIHA BENEVIDES, CNPC.
Título:  Nordeste busca melhorias na qualidade dos produtos.
Ano de publicação:  2010
Fonte/Imprenta:  Farmpoint Ovinos e Caprinos, 04 jan. 2010.
Idioma:  Português
Thesagro:  Caprinocultura.
Categoria do assunto:  L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/48487/1/Midia-Nordeste-busca-melhorias.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPC23570 - 1UPCAM - DD
Voltar






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  04/07/2019
Data da última atualização:  22/08/2023
Tipo da produção científica:  Orientação de Tese de Pós-Graduação
Autoria:  SILVA, A. F. da.
Afiliação:  ADILSON FRANCISCO DA SILVA.
Título:  Educação ambiental no ensino médio: o calendário agroambiental como ferramenta pedagógica na conservação dos recursos hídricos.
Ano de publicação:  2019
Fonte/Imprenta:  2019.
Páginas:  85 f.
Idioma:  Português
Notas:  Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientado por Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semiárido.
Conteúdo:  O presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos questionários; 4) construção do calendário; 5) apresentação e validação do calendário agroambiental. Os primeiros resultados podem ser identificados a partir das repostas obtidas pelo questionário da segunda etapa, aplicado aos alunos no que se refere aos aspectos de dificuldades na disponibilidade de água e também ao uso e tratamento da água por parte do governo, empresa e cada cidadão, resultados estes evidenciando a necessidade da conservação dos recursos hídricos da região. Em outro questionário para a validação do calendário, constatou-se uma maior aprovação deste e sensibilização dos alunos para o mesmo, adotado a partir da utilização do calendário agroambiental, pois se buscou despertar a consciência crítica, a fim de form... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Experiencia pedagógica.
Thesagro:  Conservação; Desenvolvimento Rural; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Recurso Hídrico.
Thesaurus NAL:  Rural development.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209776/1/EDUCACAO-AMBIENTAL-NO-ENSINO-MEDIO-2019.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPATSA58631 - 1UPATS - DD
Fechar
Expressão de busca inválida. Verifique!!!
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional